A Guerra Híbrida: atrás da rede sombria que se intrometeu nas eleições de 2016

Por Alexander Reid Ross, Originalmente Publicado por Southern Poverty Law Center

Tradução Por João Barreto Leite

 

O rastreamento desses envolvidos leva a uma intrigante rede de grupos paramilitares de extrema direita, grupos de reflexão e institutos dirigidos por uma rede transnacional de oligarcas, políticos e figuras de mídia.

A Agência de Pesquisa da Internet foi fundada e liderada por Evgeny Prigozhin, da indústria de catering conhecido por alguns como “o chefe de Putin”. Prigozhin encontrou Putin como seu sucesso financeiro no negócio de apostas de São Petersburgo trouxe maior influência e lucrativos contratos estaduais. Dois anos depois de conceber a Internet Research Agency durante os protestos de 2011, Prigozhin abriu a “agência de notícias Kharkiv” em oposição ao movimento Euromaidan 2013.

Prigozhin também está vinculado à concepção e ao financiamento de uma empresa militar semi-privada chamada “Wagner”, conhecida por ter operado na Ucrânia e na Síria sob Dmitry Utkin, um homem notório por sua “adesão à estética e à ideologia do Terceiro Reich”. “Wagner Private Military Company é dito ser co-patrocinado pelo Ministério da Defesa da Rússia e ter participado da ocupação militar da Criméia. Os Estados Unidos sancionaram a Prigozhin em 2014, afirmando: “uma empresa com vínculos significativos com ele mantém um contrato para construir uma base militar perto da fronteira da Federação Russa com a Ucrânia”.

Análise do Comando Estratégico dos EUA a partir de 2015, revelou que a Agência de Pesquisa na Internet da Prigozhin era um site importante em uma rede maior. Seu orçamento de US $ 1,25 milhão por mês e cerca de 80 funcionários ajudaram seu projeto “Projeto Tradutor” como um multiplicador de força para uma série de sites, artigos e pessoas pro-Kremlin, ligados a grupos de pensamento e institutos sincreticos que ligam os interesses de extrema-direita da Rússia aos EUA como uma extensão da “guerra híbrida”.

Talvez o mais interessante seja o projeto Tradutor que alegadamente criou falsos grupos de extrema direita e de esquerda como “Frentes garantidas”, “Blacktivistas”, “Muçulmanos Unidos da América” e “Coração do Texas”, anunciaram-nos e enganaram centenas de milhares de pessoas para se juntarem a eles. Em um caso surpreendente, membros inconscientes de uma página de troll russa foram levados a organizar um protesto armado e islamófobo em Houston.

A estratégia: nacionalismo gerenciado e guerra híbrida

Uma pista sobre a estratégia da Internet Research Agency pode ser encontrada entre os principais membros sob acusação. Em torno da hora em que sua empregada Anna Bogacheva alegadamente visitou os EUA em 2014 para reunir informações, ela registrou uma empresa de relações públicas chamada IT Debugger com Mikhail Potepkin, um ex-líder da brigada violenta e de extrema direita da juventude, Nashi.

Desenvolvido junto com várias outras brigadas juvenis ligadas ao Kremlin durante um curto período entre 2004 e 2005, Nashi formou parte do que então Primeiro-Chefe Adjunto da Administração Presidencial Vladislav Surkov chamou de “nacionalismo gerenciado”. Preocupado com uma possível “Revolução da Cor” Na Rússia, Surkov esperava simular um movimento de oposição e manter o público sob o controle do Kremlin.

“Nacionalismo gerenciado” e a análise de Surkov de “estruturas de rede” abriram o caminho para uma estratégia escrita em 2013 por Valery Gerasimov, chefe da equipe geral das Forças Armadas da Rússia. Agora, conhecida como a Doctrina Gerasimov, The New York Times chamou de “RT, Sputnik e a nova teoria da guerra da Rússia”. Nas palavras de Gerasimov, “o foco dos métodos aplicados de conflito se alterou na direção do amplo uso da política, econômicas, informativas, humanitárias e outras medidas não-militares – aplicadas em coordenação com o potencial de protesto da população “.

No momento em que Hillary Clinton recebeu a indicação oficial de seu partido, os documentos de estratégia produzidos pelo Instituto dedo Instituto de Estudos Estratégicos (RISS), questionados pelo Kremlin, pediram expressamente ao Kremlin que dedicasse “métodos aplicados” a “uma campanha de propaganda em as redes sociais e os meios de comunicação globais respaldados pelo Estado russo para encorajar os eleitores dos EUA a eleger um presidente que tomaria uma linha mais suave para a Rússia do que a administração do então presidente Barack Obama “, de acordo com a Reuters.

Um clube da elite”

O russo de extrema direita, Aleksander Dugin, trabalhou durante a maior parte das últimas três décadas para desenvolver a cooperação sincrética, esquerda-direita entre os grupos de oposição anti-liberal em todo o mundo. Sua influência e envolvimento no “nacionalismo gerenciado” e a Doutrina Gerasimov são consistentes com sua agência na rede que influenciou as eleições de 2016.

Pouco depois que Gerasimov publicou sua doutrina, os esforços de Dugin deram certo. Ele enviou a seu associado Georgiy Gavrish um memorando listando uma série de líderes políticos pró-Rússia na extrema direita e esquerda da Europa. Com a intenção de tornar Moscou a “Nova Roma” de um império espiritual de etnólares federadas de Dublin a Vladivastok e que se estende para o sul até o Oceano Índico, a principal aspiração de Dugin é consolidar redes de apoio para o Kremlin e desenvolver a unidade ideológica para sua geopolítica “eurasiática”.

Os esforços de Dugin produziram um “think tank” chamado Katehon com membros do conselho influentes, incluindo um membro sênior do partido Yedinaya Rossiya de Putin e Leonid Reshetnikov, então líder do RISS. Reshetnikov é infame por se queixar em fevereiro de 2016 de que a Segunda Guerra Mundial foi “orquestrada” pela “crosta superior da elite anglo-saxônica” e acredita-se por funcionários terem patrocinado uma tentativa de golpe em outubro para evitar que o Montenegro se junte à OTAN.

Outro membro do conselho de Katehon, o associado de Lyndon LaRouche, Sergei Glazyev, co-fundou o partido Rodina (Motherland) de extrema-direita com Dugin, que em 2014 até 2015 liderou conferências e grupos de coordenação, incluindo membros do racista “alt-right” e dos EUA A esquerda ajudou a preparar as redes que Dugin procurou.

Ao comando do conselho de Katehon fica o associado de Dugin Konstantin Malofeev. Conhecido como o “Oligarch Ortodoxo” por suas posições políticas de extrema-direita e proximidade com a Igreja Ortodoxa Russa, Malofeev foi sancionado pelos EUA por supostamente financiar os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia e Crimea, onde operava a Wagner. Aleksandr Borodai, o primeiro primeiro-ministro da República de Donetsk, e Igor Strelkov, seu primeiro ministro de defesa, atuaram como ex-homem e chefe de segurança da Malofeev, respectivamente.

A conexão com os EUA

Muitas das conexões cruciais entre a rede Katehon e a extrema-direita ocidental podem ser encontradas através de seus compromissos mútuos com o grupo antidrogas anti-LGBQT, Congresso Mundial das Famílias. Quando Stephen Bannon pronunciou um discurso sobre os méritos de Dugin e o ocultista fascista Julius Evola em junho de 2014 para membros de alto nível do Congresso Mundial de Famílias no Vaticano, ele endossou efetivamente o espírito “eurasiático” orientador de Katehon.

O discurso de Bannon ocorreu no meio de um período de quatro anos durante o qual Robert Mercer o pagou para trabalhar para um grupo anti-Clinton. Também o principal financiador da Breitbart News, a Mercer foi membro do secreto Council for National Policy (CNP), que apoiou Trump firmemente durante as eleições de 2016 e está fortemente envolvido no Congresso Mundial das Famílias.

O CNP tem uma longa história de ponte entre os interesses de extrema direita dos EUA e da Rússia, que remonta a quando seu fundador, Paul Weyrich e membro do comitê executivo, Robert Kriebel, ajudou a lançar a carreira do lobista pro-Rússia Edward Lozansky – um homem que assumiria um papel de liderança na alimentação dos exércitos trolls da extrema direita, quase 30 anos depois.

Profundamente conectado com os Estados Unidos de extrema direita, Lozansky fundou um grupo de pensamento duvidoso eventualmente nomeado a Universidade Americana em Moscou “no mesmo andar que a Heritage Foundation.” Por meio de suas organizações, Lozansky hospedou conferências e um evento anual conhecido como a Rússia Mundial Fórum. Apresentando palestrantes como Chuck Grassley, Jeff Sessions e Dana Rohrabacher, o Fórum Mundial da Rússia e a Casa da Rússia de Lozansky desfrutam de um A Lista de Lozanskyalto perfil dentro do Beltway de Washington, DC. No entanto, há um lado mais obscuro para o Fórum da Rússia e sua Universidade americana relacionada em Moscou.


A Lista de Lozansky

Universidade de Lozansky em Moscou tornou-se crucial para o cultivo de editores e jornalistas por trás principais sites de “notícias falsas” propagado pelo “Projeto de Tradução”. A lista de pessoal na sua instituição é uma galeria de vilões pró-Kremlin:

  • Alexander Mercouris, editor fundador do principal site pro-Kremlin, The Duran, que promove a InfoWars, a direita radical ocidental e as teorias da conspiração.
  • Patrick Armstrong, que contribuiu para o corte geopolítico de curta duração, o Global Independent Analytics, junto com Flores, e foi coordenador de programas no “Real Russia Project”, do “Instituto de descoberta anti-evolução”, Lozansky.
  • Anatoly Karlin, anteriormente da Da Russophile e atualmente um blogueiro para a Revista Unz associada à alt-right.
  • Mark Sleboda do Duginist Center for Conservative Studies.
  • Daniel McAdams, chefe do Instituto Ron Paul.
  • Gilbert Doctorow, colaborador da Russia Insider and Consortium News Membros da RT, Voice of Russia e RISS.

Outros pro-Kremlin listados pela Universidade Americana de Lozansky em Moscou, Darren Spinck, James Jatras e Anthony Salvia são parceiros em grupos pró-Kremlin como o Instituto Americano na Ucrânia e o grupo PR, Global Strategic Communications Group, que vendeu seus serviços a Rodina durante um período em que os deputados de Rodina assinaram uma petição para proibir os judeus da Rússia e o partido foi proibido das eleições para a Duma para anúncios de campanha virulentemente racistas.

Além de contribuir para o Global Independent Analytics com Armstrong, Jatras também foi testemunha da defesa no julgamento de Slobodan Milosevic e é apresentado em vários vídeos do YouTube postados por Katehon.

Lozansky tem um longo e extenso relacionamento com Dugin, organizando-o em conferências influentes em 2004 e 2005, juntamente com o propagandista marrom-vermelho Aleksandr Prokhanov, o líder do Rodina, Dmitri Rogozin, e outras economias dos EUA e russo de extrema direita.

Em setembro de 2008, Lozansky juntou-se a Dugin para uma conferência com figuras de extrema direita, como o criador fascista da Nova Direita Europeia, Alain de Benoist, o líder de extrema-direita Duginista Avigdor Eskin e Israel Shamir, um antisemita de negação do holocausto que mais tarde se tornaria o russo emissário para Wikileaks. Dentro de algumas semanas, Dugin e Lozansky apareceram juntos no programa de TV “Three Corners” para uma discussão sobre os méritos do “soft power”.

“Em nosso mundo (estamos falando sobre o espaço da informação), idéias também podem desempenhar um papel maior”, advertiu Lozansky, “ainda mais importante do que armas e mísseis”.

Uma semana após a crise da Criméia ter acontecido em abril de 2014, o pesado quadro de Lozansky foi encurralado em uma longa mesa de conferências em frente a Dugin, em uma sala de conferência apertada e abafada. Eles estavam discutindo o papel da mídia na “Nova Guerra Fria”.

No próximo mês de setembro, Lozansky moderou uma mesa redonda no Fórum Mundial da Rússia para considerar um “Comitê de Estabelecimento” para o Acordo Leste-Oeste “. Co-moderado pela Universidade Americana em Moscou Fellow Gilbert Doctorow, a mesa-redonda apresentou o líder Duginista Andrew Korybko , bem como uma série de professores de instituições americanas e russas. O lado dos EUA do Comitê seria encabeçado pelo professor e colaborador da The Nation, Stephen F. Cohen, juntamente com um conselho influente, incluindo o ex-secretário de Defesa Chuck Hagel e os ex-embaixadores William vanden Heuvel e Jack Matlock.

Naquele mês, o associado de Cohen, Doctorow, ajudou o editor Charles Bausman a criar o site antisemita Russia Insider. Pouco depois, Doctorow juntou-se ao site de jornalismo alternativo Consortium News, que aceita doações deduzidas de impostos para a Rússia Insider como patrocinador fiscal. Doctorow e Lozansky passaram a escrever três artigos juntos no Washington Times. O Insider da Rússia apresenta um formulário de contato para entrar em contato com a Lozansky através de seu site. No entanto, quando Hatewatch escreveu para Lozansky usando o formulário de contato da Rússia Insider, não recebemos nenhuma resposta. Dentro de 24 horas, o site da Lozansky, RussiaHouse.org, misteriosamente saiu do ar.

Enquanto os propagandistas do Kremlin disseminam meias verdades, distorções e mentiras, eles contam com sites como Consortium News, Rússia Insider, Global Independent Analytics e The Duran para adotar suas narrativas e “lavá-las” para que “a fonte original … seja esquecida ou impossível de determinar “, de acordo com um especialista no último livro de Anton Shekhovtsov, Rússia e no Extremidade Extrica do Oeste. Este projeto utiliza o site de segurança nacional War on the Rocks que chama medidas “cinzas”, que empregam menos lojas abertas controladas pela Rússia, bem como os chamados idiotas úteis que regurgitam temas e “fatos” russos sem necessariamente tomar direção da Rússia ou colaborando de forma totalmente informada “.

Na temporada de eleições, a rede de sites “menos abertos” desenvolveu padrões de comportamento e posições estimulados pela fábrica de troll: eles apoiaram o referendo ilícito de Crimea, negaram o uso de armas químicas pelo regime de Assad e denigraram Capacete Branco humanitário da Síria. Eles também operavam frequentemente como conectores em sites de extrema direita, como o Breitbart News e o site da teoria da conspiração, Infowars, que cruzou mais de 1.000 artigos da RT entre 2014 e 2017 e publicou duas entrevistas com Dugin no ano passado.

Essa aparente unidade de ação e intenção também pode ter ocorrido porque os sites de “falsas novidades” impulsionados pelo Projeto de Tradução possuem sobreposição significativa de público, bem como crossover institucional. Por exemplo, o site sincrético 21stCenturyWire transcreve histórias do Consortium News e apresenta entrevistas com seu fundador, o falecido Robert Parry. Criado pelo ex-editor associado da Infowars, Patrick Henningsen, as histórias arquivadas do 21stCenturyWire comercializam teorias de conspiração antisemitas Soros e Rothschild e uma bateria de histórias apoiadas pelo Kremlin que malignam os Capacete Branco na Síria.

Em relação às histórias do 21stCenturyWire, os motores de análise encontraram “evidências de coordenação de tempo e mensagens em torno de eventos significativos no ciclo de notícias” entre “muitas contas de troll pro-Kremlin conhecidas, algumas das quais foram fechadas como parte da investigação sobre a interferência russa nos EUA eleição “. Dado o apoio do Kremlin, não é surpreendente que o 21stCenturyWire hospede um podcast de alt-right chamado Boiler Room, bem como uma entrevista com Dugin, ele mesmo, enquanto publica Korybko como” contribuinte especial “.

Existem muitos outros sites similares na web e, apesar das acusações de 13 membros da Internet Research Agency, a câmara de eco de recortes, perfis falsos, grupos de frente e sites de conspiração que enganaram centenas de milhares de pessoas em todo o espectro político não mostra sinal de arrependimento. Nos 48 horas antes do tempo de redação, o site russo Insider, 21stCenturyWire e Duginist Fort-Russ eram todos domínios e URLs tendentes na “botnet” russa. Somente um público informado poderá derrubar a crise de “notícias falsas” e seus progenitores iliberais.

Facebook Comments

BarretoLeiteJ

Rise Above. We're gonna rise above. We are tired of your abuse. Try to stop us it's no use. -- Práxis TV - Divulgação de Filosofia facebook.com/PraxisTV youtube.com/c/PraxisTV